sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Irlanda segue de perto "a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental” – afirma MNE da Irlanda



Dublín,22/02/13 – O Ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Eamon Gilmore, afirmou esta quarta-feira que o “seu país segue de "muito perto" a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental”. A declaração foi proferida em resposta a uma pergunta do Parlamento Irlandês sobre a posição do país em relação aos direitos humanos no Sahara Ocidental na sequência das sentenças proferidas contra os 24 ativistas saharauis.

O governante, durante a sua exposição ante o Parlamento irlandês, abordou o tema do julgamento militar marroquino dos 25 civis ativistas saharauis e as posteriores condenações ditadas contra eles e referiu-se ainda quanto à presença do tema nas reuniões bilaterais entre a Irlanda e o governo de Marrocos. Eamon Gilmore afirmou que compartilha a mesma preocupação do Parlamento Irlandês quanto à sorte destes ativistas saharauis”. "Compartilho a preocupação em relação a este caso – afirmou – e os meus funcionários continuarão a vigiar de perto a situação e o processo quanto ao recurso das sentenças".

Parlamento irlandês
 
"Os acusados passaram dois anos de prisão preventiva e houve denúncias de tortura durante a sua detenção", declarou Eamon Gilmore, que acrescentou que "as preocupações também se expressaram em relação ao facto de os acusados terem sido julgados por um tribunal militar em vez de um tribunal civil. "

"O Comité da ONU contra a Tortura e o Relator Especial da ONU sobre a Tortura foi incumbido de investigar e informar sobre a situação", concluiu o ministro irlandês.

(SPS) 

Sem comentários:

Enviar um comentário