quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mohamed Abdelaziz reúne com Navanethem Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Navanethem Pillay
Genebra, 29 maio 2013 - O Presidente da RASD e SG da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, reuniu-se hoje com a senhora Navanethem Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos no Palácio Wilson, sede da organização.
O encontro abordou a situação no Sahara Ocidental e particularmente a situação dos DDHH no território. Mohamed Abdelaziz lembrou à sua interlocutora que o Sahara Ocidental constitui um território não-autónomo segundo o Capítulo XI da Carta da ONU e que o seu povo deve exercer o seu direito à autodeterminação.

Em relação à responsabilidade do Alto Comissariado dos DDHH, o Presidente saharaui lembrou as conclusões da missão do organismo que visitou o Sahara Ocidental em 2006, e que concluiu que todas as violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental são consequência da não aplicação do direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação.

Abdelaziz lembrou os recentes relatórios do SG da ONU, de governos, assim como os testemunhos de organizações da sociedade civil insistindo na necessidade de um mecanismo de supervisão independente, imparcial e permanente dos Direitos do Homem no Sahara Ocidental.



"A zelosa oposição de Marrocos à iniciativa americana no decurso do último debate no Conselho de Segurança é a prova de que Marrocos foge às suas responsabilidades internacionais e que tem qualquer coisa a esconder", afirmou o SG da Frente Polisario.

Mohamed Abdelaziz fez um apelo "veemente" à Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos a "assumir plenamente as suas responsabilidades na proteção dos civis saharauis vítimas dos abusos das forças de ocupação marroquinas".  

A senhora Navanethem Pillay afirmou que segue com interesse a situação dos direitos humanos no Sahara Ocidental, inclusive as recentes manifestações de maio nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Exprimiu também a sua preocupação face ao julgamento em tribunal militar dos 25 militantes saharauis (grupo de Gdeim Izik), reafirmando o seu empenho em seguir os desenvolvimentos da situação sobre o terreno.

Para além de Mohamed Abdelaziz, a delegação saharaui era composta pelo membro do Secretariado nacional da Frente Polisario, Mhamed Khadad, o Conselheiro da Presidência da República, Abdati Breika e pela senhora Omeima Mahmoud, representante da Frente Polisario na Suíça.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário