sexta-feira, 7 de junho de 2013

Oficiais da polícia secreta marroquina atacam em El Aaiún jornalista free-lancer” premiado

Ivan Broadhead

Quarta-feira, 5 de junho à tarde, oficiais da polícia secreta marroquina atacaram o jornalista independente, colaborador da “Voice of America news”, Ivan Broadhead, enquanto informava e se documentava sobre uma manifestação pacífica saharaui na cidade ocupada de El Aaiún.

Segundo o testemunho de Ivan Broadhead, alguns membros da polícia secreta marroquina à paisana, não identificados, torceram-lhe o braço de tal modo que o deixaram incapacitado de pegar seja o que for com a mão.

Ivan Broadhead informou igualmente que durante a manifestação saharaui as forças de segurança marroquina lohe tiraram o microfone e cartão SD de gravação que continha um entrevista que tinha feito ao representante do rei e, algumas horas mais tarde, um oficial atirou o cartão SD marroquino para cima de uma mesa de café numa esplanada dizendo: "Ivan, é para você ".

Um grande número de cidadãos observou o roubo do material de trabalho de Ivan Broadhead e foram testemunhas do ataque perpetrado contra ele por parte dos membros da polícia secreta marroquina.

No mesmo momento, e enquanto as coisas se agravavam, pelo menos nove homens tiravam fotografias e filmavam Ivan Broadhead: ”Inicialmente tentei opor-me aos homens que me filmavam. Não tinha a menor ideia sobre a sua identidade, nem a razão por que me filmavam de uma maneira tão intrusiva…”, comentou o jornalista.

O jornalista foi ao Sahara Ocidental ocupado a fim de conseguir informações sobre a situação no terreno e informar sobre a Missão das Nações Unidas no Sahara Ocidental, MINURSO, sobre a renovação do seu mandato no âmbito da sua presença no território.

Ivan Broadhead é um jornalista internacional independente premiado, que cobriu a atualidade internacional do Azerbaijão à Zâmbia, e que elabora informações nos meios nacionais dos EUA sobre a atualidade na China e em Hong Kong para a “Voice of America news”.


Fonte: Western Sahara Human Rights Watch

Sem comentários:

Enviar um comentário