quinta-feira, 25 de julho de 2013

EU- Marrocos: Europa "neocoloniza" com os seus acordos pesqueiros




Os acordos de pesca bilaterais com os países em desenvolvimento não são mais que uma forma de "neocolonialismo", que permite à Europa saquear as costas africanas. O caso mais flagrante é o acordo entre a UE e Marrocos, que permite à frota europeia pescar no Sahara Ocidental, um território que ainda não foi descolonizado.

O acordo de pesca UE-Marrocos sempre foi uma mancha na agenda de política exterior da União Europeia. O acordo outorga aos barcos da UE o direito a pescar em águas do Sahara Ocidental, apesar do facto do governo de Marrocos não ter direito a comerciar os recursos do Sahara Ocidental, que é reconhecido pelas Nações Unidas como território não autónomo.

Apesar da hipocrisia política e a insegurança jurídica, a Comissão Europeia está disposta a prosseguir com a renovação do acordo - que expirou oficialmente em fevereiro deste ano. A Comissão propôs atualmente uma prorrogação de um ano de extensão, com vista a concluir um acordo a longo prazo na mesma linha que a atual e a passada.

A maior parte dos acordos de pesca bilaterais que a União Europeia firmou com os países em vias de desenvolvimento não são mais que um grande ato de neocolonialismo — que permite à frota pesqueira da UE saquear as costas africanas em claro detrimento das comunidades locais dependentes da pesca como método de subsistência. No entanto, o acordo UE-Marrocos é talvez o mais aparatoso de todos eles, porque é acordado com Marrocos que não tem direito a negociar os recursos do Sahara Ocidental.

Afortunadamente, nem tudo está perdido. Com a aprovação do Tratado de Lisboa, o Parlamento Europeu adquiriu novos poderes na política pesqueira. Não só qualquer acordo tem que ser aprovado pelo Parlamento, como os deputados também podem solicitar uma opinião jurídica ao Tribunal Europeu de Justiça. Juntamente com um grupo multipartidário de deputados, demos o primeiro passo com esse objetivo e o Parlamento deve votar uma resolução que pede uma opinião legal no próximo mês.

Uma opinião negativa do Tribunal de Justiça tornaria claramente muito difícil à Comissão prosseguir com o acordo de pesca UE-Marrocos, tal como está concebido. Neste caso, o único caminho legítimo de ação seria o de alienar a totalidade ou renegociar o contrato, a fim de excluir águas do Sahara Ocidental.



É, de facto, lamentável que ainda se tenha que chegar a esta situação. Dada a clara evidência de que este acordo é ilegítimo, a Comissão nunca deveria ter negociado um acordo nos mesmos termos. No entanto, não é tarde demais para a Comissão para voltar aos rascunhos da mesa de negociações e negociar um acordo que seja coerente com o compromisso da UE para com a democracia, desenvolvimento, direitos humanos e respeito pelo direito internacional.

Na ausência de tal medida pela Comissão é no entanto encorajador sabermos que temos agora uma cruzada política de apoio no Parlamento Europeu para lançar uma iniciativa de atenção sobre o acordo UE-Marrocos. O injusto e ilegítimo acordo de pesca entre a Europa e Marrocos, é de esperar, não vai sobreviver muito mais tempo no seu formato atual.



Autor: Raul Romeva,
Eurodeputado, eleito pela Espanha (Catalunha), Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia 

Fonte: Guinguinbali

Sem comentários:

Enviar um comentário