quinta-feira, 25 de julho de 2013

Frente Polisario repudia o novo acordo pesqueiro entre a UE e Marrocos

 
Mohamed Sidati, ministro saharaui para a Europa


A Frente Polisario declarou hoje o seu repúdio pela renovação do acordo pesqueiro entre a União Europeia e Marrocos ao considerar que as autoridades marroquinas "se aproveitam das águas" do Sahara Ocidental.
"Será renovada a prática inaceitável das autoridades marroquinas segundo a qual aproveitam-se das águas do Sahara Ocidental ocupado ilegalmente para cobrar aos barcos da UE por ali pescarem ", afirmou o representante da Frente Polisario na Europa, Mohamed Sidati.

O representante da Frente Polisario na Europa recordou que em dezembro de 2011 o Parlamento Europeu vetou o protocolo de pesca existente então entre as duas partes dado que o pacto negociado pela Comissão Europeia "não cumpria a lei internacional no tratamento em relação ao Sahara Ocidental".

"Esperamos que os Estados membros da UE e o Parlamento Europeu voltem a atuar para defender o direito internacional e recusar este novo protocolo", destacou.

Mohamed Sidati salientou que este é um "novo intento de legitimar o roubo dos recursos naturais do Sahara Ocidental" que mina os esforços das Nações Unidas de encontrar "uma solução pacífica para a ocupação" desse território.

Marrocos e a Comissão Europeia subscreveram ontem em Rabat um acordo de pesca para os próximos quatro anos, que permitirá fainar em águas marroquinas 126 barcos europeus, dos quais mais de uma centena são espanhóis.

O acordo, rubricado pela comissária da Pesca, Maria Damanaki, e o ministro marroquino do sector, Aziz Ajanuch, custará à Comissão 40 milhões de euros anuais (face aos 36,1 milhões do anterior acordo) a troco de maiores cotas de capturas, e não será de aplicação imediata, pois terá que ser ratificado no Parlamento Europeu e no Parlamento marroquino.

Para tentar contornar a possível oposição do Parlamento Europeu, o texto faz uma série de alusões a "critérios geográficos" ou à "distribuição regional" dos benefícios, que serão avaliados por comissões mistas de forma periódica e supostamente velarão para que os alegados benefícios também cheguem à população saharaui.


EL PAIS – 24-07-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário