terça-feira, 27 de agosto de 2013

Delegação Europeia visita Territórios Ocupados

 

Ontem, segunda-feira, chegou a El Aiún uma delegação europeia presidida pelo assistente do Relator especial do Mali , Sahel e Sahara Ocidental , o novo relator  no Parlamento Europeu que foi nomeado  há alguns meses.  A delegação deverá reunir-se com as autoridades de  ocupação e os ativistas saharauis representantes da sociedade civil.

Apesar dos intentos reticentes do regime marroquino quanto a esta visita, o responsável da delegação começou a contactar os ativistas de direitos humanos para acertar reuniões, esperando-se que os saharauis se venham a manifestar publicamente face a esta visita tão importante.

Há alguns dias as autoridades de ocupação retiraram as forças que tinham mandado cercar algumas ruas e bairros, num intento de ocultação e manipulação da verdade à delegação.

Esta visita mostra a preocupação com a situação nos territórios ocupados. O Estado marroquino tenta esconder o facto da opinião pública, falando vagamente sobre a delegação europeia. A visita terá, sem dúvidas, consequências a nível da União Europeia.

Logo que os ativistas comprovaram a importância desta visita, começaram desde logo a convocar uma manifestação para  expressar a trágica situação que prevalece  nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental.

Fonte: Equipa Mediática (territórios ocupados, Sahara Ocidental)


Sem comentários:

Enviar um comentário