terça-feira, 10 de setembro de 2013

Demonstradas execuções do Exército marroquino no Sahara Ocidental

 


Um grupo de investigadores bascos conseguiu demonstrar pela primeira vez que o Exército de Marrocos levou a cabo sequestros e execuções ilegais no Sahara Ocidental.

A investigação, cujas conclusões foram apresentadas hoje ao meio-dia no Museu San Telmo de Donostia-San Sebastián, foi promovida pelo Instituto Hegoa, a Fundación Aranzadi e a Universidade Pública do País Basco (UPV-EHU).

Os diretores da investigação, o forense Paco Etxeberria (Aranzadi) e o doutor em Psicología Social e perito em comissões da Verdade Carlos Martín Beristain (Hegoa), estudaram duas fossas comuns no Sahara, onde descobriram oito cadáveres, dois deles menores de idade, de pessoas que foram executadas pelo Exército marroquino em 1976, quando o território ainda pertencia a Espanha.

Estas oito pessoas, com identidade espanhola, puderam ser identificadas pelos investigadores.
Trata-se da primeira vez que se consegue demonstrar que o Exército marroquino sequestrou e executou saharauis. Estima-se que 400 pessoas permaneçam desaparecidas neste território africano.


O objetivo dos investigadores é reunir nos próximos dias com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo espanhol e levar a investigação ao conhecimento da ONU.

Sem comentários:

Enviar um comentário