terça-feira, 29 de outubro de 2013

Aminetou Haidar recebe prémio à solidariedade da cidade de Bremen



A ativista saharaui Aminetou Haidar recebeu ontem o prémio à solidariedade concedido pelas autoridades da cidade alemã de Bremen pela sua luta a favor do reconhecimento do direito de autodeterminação dos saharauis.

Haidar, que atualmente preside ao Coletivo de Defensores Saharauis de Direitos Humanos (CODESA), obteve este prémio pela “sua luta por meios diplomáticos na procura de uma solução pacífica do conflito do Sahara Ocidental” segundo assinalam os organizadores.

O governo da cidade hanseática, situada no norte da Alemanha, explica que, com este prémio, pretende “dar um claro sinal de afirmação e alento pelo compromisso pessoal” a favor dos direitos humanos demonstrado pela ativista saharaui ao longo dos anos.
 
Escultura dos Músicos de Bremen
- símbolo de solidariedade em ação


O prémio à solidariedade da cidade de Bremen é concedido cada dois anos pelo governo região alemã a pessoas que tenha demonstrado o seu compromisso a favor da liberdade, da democracia e dos direitos humanos, contra o racismo e o colonialismo.


Entre as personalidades que receberam este reconhecimento, também com um valor pecuniário de 10.000 euros, destacam-se o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e a sua então mulher Winnie Mandela, que o obtiveram na sua primeira edição em 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário