terça-feira, 29 de outubro de 2013

Argel lança "última advertência" a Rabat e apela à "contenção"

 

O ministro de Negócios Estrangeiros argelino, Ramtane Lamamra, enviou hoje uma "última advertência" a Rabat para que ponha termo às informações críticas à Argélia aparecidas na agência oficial marroquina MAP, e evite as declarações de "certos partidos" contra a soberania territorial argelina.

Lamamra referia-se às informações surgidas na agência MAP críticas em relação ao discurso do [presidente argelino] Bouteflika, lído ontem em Abuja (Nigéria) pelo ministro da Justiça, Tayeb Luh, em defesa dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

O MNE argelino referia-se ainda a declarações do partido marroquino Istiqlal difundidas no passado fim-de-semana em que aquela formação política apelava ao Estado marroquino "a recuperar os territórios do Sahara Oriental espoliados pela Argélia".

Declarações que o ministro qualificou hoje de "aberta e descaradamente expansionistas"

Para o ministro Lamamra, "estes dois incidentes são absolutamente inadmissíveis e irresponsáveis". (…)

Argel, principal baluarte da causa saharaui, defende o direito à independência do Sahara Ocidental, algo a que se opõe Rabat, que unicamente se mostra disposto a oferecer uma autonomia aos saharauis.
Periodicamente, os meios de informação de ambos os países encarniçam-se numa guerra de desqualificações mútuas, de que as autoridades de Marrocos e Argélia se acusam respetivamente.

Fonte: EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário