quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Criado Comité africano de Coordenação da Solidariedade com o Povo Saharaui

 ABUJA, Nigéria, 30 out 2013 – Um Comité africano de coordenação da solidariedade da sociedade civil do continente com o Sahara Ocidental foi criado hoje, quarta-feira, em Ajuba (Nigéria), durante os trabalhos da Conferência africana de Solidariedade com a luta do povo saharaui.

Esta "Task Force" agrupa em rede seis países do continente: África do Sul, Argélia, Benim, Camarões, Quénia e Nigéria - pode ler-se na "Declaração de Abuja".

Segundo o documento, o Secretariado do Comité terá sede na Nigéria, país que assegurará a presidência até à próxima conferência, que decorrerá em 2014 no Benim, país membro representante da África Ocidental na "Task Force".

A Task Force é responsável pela coordenação das atividades do Movimento africano de solidariedade com a independência do Sahara Ocidental", afirma a declaração, indicando que entre os objetivos do Movimento estão o promover a causa dos saharauis pela independência em colaboração com todos os movimentos de solidariedade na Europa, na América (norte e sul) e na Austrália.

O Comité terá a sua primeira reunião à margem dos trabalhos da 4.ª Conferência internacional sobre os direitos dos povos à resistência, caso do Sahara Ocidental, prevista para decorrer em Argel a 14 e 15 de dezembro de 2013.

A "Declaração de Abuja" lança também um apelo veemente à União Africana (UA) para "impor sanções económicas, militares e diplomáticas contra Marrocos a exemplos das tomadas contra o sistema do Apartheid na África do Sul ".
 
Bachir Musptpha Sayed, histórico dirigente da Frente Polisario,
presidiu à delegação saharaui em Abuja

Os participantes no encontro de Abuja pedem "com urgência" ao Conselho de Segurança da ONU para alargar o mandato da MINURSO à vigilância e proteção dos direitos do Homem no Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.


Pedem igualmente que seja assegurada a organização do referendo de autodeterminação do povo saharaui, tal como o prevê as diferentes resoluções das Nações Unidas.

Os participante condenaram a posição da França quanto à questão saharaui, afirmando que este país "faz obstrução à resolução pacífica da descolonização do Sahara Ocidental".

Os participantes tomaram também posição firme a veemente sobre a "repressão sistemática" e as violações dos DDHH e a exploração "ilegal" e "inumana" dos recursos naturais do Sahara Ocidental - em contradição com o direito internacional – por parte das autoridades marroquinas de ocupação.

A Conferência africana de solidariedade com a luta do povo saharaui, organizada durante três dias pelo Sindicato nigeriano dos Trabalhadores, contou com delegações oriundas de 27 países, 17 das quais do continente africano.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário