quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Líder saharaui exorta governos da EU a excluírem claramente as águas territoriais saharauis do Acordo de Pesca com Marrocos

 

O presidente saharaui, Mohamed Abdelaziz, apelou ontem aos governos da União Europeia (UE), a não se "envolverem" no acordo de pesca com Marrocos, tendo em vista o debate em curso entre as duas partes sobre o assunto.

Em carta dirigida aos governos da UE, Mohamed Abdelaziz apela a "não se implicarem neste acordo, que é contrário à ética, à lei e que encoraja Marrocos prosseguir nas violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental e a não acatar as resoluções das Nações Unidas ".

O SG da Frente Polisario, sublinha "as repercussões" graves deste acordo à luz "das violações" por Marrocos, dos direitos humanos no território ou, o processo de descolonização em curso, em conformidade com o direito internacional e a sentença do Tribunal internacional de Justiça de Haia.

O presidente saharaui sublinha que "a conclusão de um acordo entre a UE e Marrocos sobre a pesca, que não consagre claramente a exceção das águas territoriais do Sahara Ocidental, constituiria uma violação do direito internacional e iria contra a vontade do Parlamento europeu na sua última resolução".


SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário