quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bucharaya Beyun, representante da F. Polisario em Espanha, afirma: “A destruição que Marrocos faz das riquezas pesqueiras do Sahara, conta com a cumplicidade da UE”


“É intolerável que a Europa não só não faça nada para que Marrocos não destrua a costa saharaui, como ainda por cima é cúmplice na exploração das águas do Sahara Ocidental”, afirmou.

Bucharaya Beyun, chefe da delegação da Frente Polisario em Espanha, afirmou em declarações à Radio San Borondón que o saque dos recursos e das riquezas do Sahara Ocidental por parte de Marrocos prossegue.

O problema não é só a destruição que Marrocos faz das riquezas pesqueiras do Sahara, é também o enorme dano que provoca ao meio ambiente, embora o principal problema seja a cumplicidade e o apoio da UE a Marrocos, com acordos como o de Pescas, através do qual esse país explora águas que são dos saharauis, em contravenção com a legalidade internacional.

Beyun afirma que o acordo de pesca com Marrocos, que a Europa não ratificou em 2012, parece vir agora a ser ratificado, sem que nada tenha mudado, porque os marroquinos continuam a destruir o meio ambiente, continuam a violar os direitos humanos da população saharaui, e devemos acrescentar ainda que os saharauis, proprietários desses recursos, não foram consultados para que, através desse acordo, 120 barcos de pesca europeus (100 dos quais espanhóis) possam pescar nas suas águas.

É intolerável que a Europa não só não faça nada para Marrocos que não destrua a costa sariana, como queira, ainda por cima, ser ela própria a explorar as águas do Sahara Ocidental, podendo-se então dizer-se - como o faz o líder da Frente Polisário em Espanha -, que a Europa está a violar o direito internacional e a ser cúmplice do saque marroquino dos recursos do Sahara Ocidental.

Marroquinos e europeus estão destruindo ambientalmente a costa sariana e estão saqueando o banco de pesca saharaui, a ponto de existirem espécies ameaçadas de extinção", disse Bucharaya Beyún, que deixa claro que esta é uma situação muito preocupante.

Afirma que a UE fala de boca cheia de defesa da democracia, liberdade, meio ambiente, mas porém, com acordos como os que estabelece com Marrocos para explorar a pesca na plataforma continental saharaui é a Europa que está amarfanhando a democracia, o direito internacional, as liberdades dos povos e destrói o meio ambiente.

Fonte: sanborondon.info


Sem comentários:

Enviar um comentário