quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Conselho dividido decide apoiar controverso acordo de pesca com Marrocos


Na reunião de 2.ª feira dos Embaixadores da União Europeia, a maioria dos Estados-Membros da UE votou a favor da nova proposta do protocolo de pesca UE -Marrocos, que abre as águas do Sahara Ocidental ocupado aos barcos pescas da UE. Suécia, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido e Holanda anunciaram que não vão apoiar a proposta.

Embora muitos Estados-Membros tenham expressado preocupações sobre o protocolo, uma maioria poderá vir a ser alcançada na reunião do COREPER. A decisão de assinar o mais criticado protocolo de pescas da UE será formalizado numa reunião do Conselho nas próximas semanas.

Jogando o seu enorme peso de voto na balança, a Alemanha acabou apoiando o controverso protocolo, cuja aceitação o governo espanhol tem pressionado tanto. No entendimento do WSRW (Observatório dos Recursos do Sahara Ocidental), o governo alemão vai emitir uma declaração de modo a que a sua aprovação não deva ser visto como um apoio acrítico.

Cinco Estados-Membros não concordaram com o protocolo proposto. Suécia e Dinamarca votaram contra, enquanto Reino Unido, Holanda e Finlândia se abstiveram. As posições destes países foram sustentadas por preocupações relacionadas com a gestão sustentável dos recursos haliêuticos disponíveis e de pesca da UE em águas não marroquinas, através de um acordo com Marrocos.

O protocolo de pescas UE-Marrocos segue os interesses de Espanha - a antiga potência colonial do Sahara Ocidental - que adquire a maioria absoluta de licenças de pesca disponíveis no âmbito do acordo.


O protocolo provisório tem ainda que passar pelo Parlamento Europeu, cuja opinião não deverá ser tomada antes de dezembro.

Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário