domingo, 8 de dezembro de 2013

Manifestantes saharauis reprimidos por se manifestarem contra Acordo de Pescas EU-Marrocos




Um grupo de manifestantes saharauis foi ontem dura e revoltantemente reprimido por esbirros da polícia à paisana e forças de choque marroquinas na avenida principal de El Aaíun ocupada. Pronunciavam-se pacificamente contra o Acordo de Pescas EU-Marrocos.

Os saharauis do Sahara Ocidental ocupado não têm direitos aos mínimos direitos de cidadania, de expressão, de manifestação, de reunião, de deslocação, de livre imprensa… NADA! E isto há quase 40 anos, desde que em 1975 Marrocos invadiu e ocupou a antiga colónia espanhola.


Não obstante todas estas evidências e factos facilmente comprováveis, a União Europeia, pressionada por Espanha e pelo Governo de Mariano Rajoy (Espanha terá direitos a 100 das cento e tantas licenças de pesca previsto pelo acordo…), pretende tornar-se cúmplice da ocupação e exploração colonial beneficiando dos recursos haliêuticos saharauis. Tapando os olhos e ouvidos às violações dos Direitos do Humanos de que são alvo os saharauis e sem que os oiça e atenda à sua opinião sobre esse escabroso negócio, do qual a população saharaui em nada tira benefício. 

Sem comentários:

Enviar um comentário