terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Marrocos amplia prospeção ilegal de petróleo para o largo da costa saharaui

  




O governo marroquino abriu um novo bloco petrolífero mais ao largo das águas territoriaos do Sahara Ocidental, território que mantem sob ocupação.

O novo bloco denominado «Bojador Deep offshore », situa-se a ocidente do bloco atualmente explorado pela norte-americana Kosmos Energy. O bloco surge identificado num mapa publicado nas páginas Web da companhia nacional petrolífera marroquina ONHYM.

O novo bloco surge na categoria dita «superfície aberta», o que significa que o governo procura parceiros para subscrever a primeira licença. O mapa do ONHYM data aparentemente de 23 de outubro de 2013.

«Bojador Deep offshore» situa-se ao largo das costas do território do Sahara Ocidental sob ocupação ilegal marroquina. As Nações Unidas declaram que toda e qualquer nova exploração petrolífera do território constituirá uma violação do direito internacional a manos que o povo do território o consinta expressamente. O que não é o caso.



Para conhecer os diferentes programas de exploração petróleo no Sahara O consultar páginas 4-5 do relatório do de Western Sahara Resource Watch "Totally Wrong".

Sem comentários:

Enviar um comentário