quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sahara Ocidental ocupado: até o peixe jogam no lixo…!!



Quando os barcos trazem para o porto de El Aaiun muito peixe – porque a pesca foi boa…-, o excesso é jogado numa lixeira nas proximidades da cidade. As imagens em anexo mostram toneladas de sardinhas deitadas para a lixeira de El Carie no dia 14 de novembro último.

Na semana passada, o Western Sahara Resource Watch revelou imagens chocantes de 60 toneladas de sardinhas atiradas ao mar pelo barco Adrar. Segundo informações de diversas fontes recolhidas pelo WSRW, essa foi apenas umas das muitas vezes que o Adrar deitou borda-fora peixe perfeitamente comestível.



De acordo com informações do WSRW, o derramamento de peixe em terra é feito para evitar que os armadores excedam as quotas que lhe são atribuídas. Quanto aos peixes depositados no aterro, é dito que são recolhidos e transportados para a cidade marroquina de Tan Tan, onde são usados como fertilizante agrícola. Informações não confirmadas.



Marrocos ocupa atualmente a maior parte do território do Sahara Ocidental. É em parte devido à indústria de pesca que Marrocos deslocou uma parte da sua própria população para o território ocupado, impedindo, assim, a solução do conflito. O Tribunal Internacional de Justiça rejeitou as reivindicações de Marrocos sobre o território. Metade da população do Sahara Ocidental vive como refugiados em campos no sudoeste da Argélia, onde, de forma intermitente, uma em cada cinco crianças sofre de desnutrição severa.

Fonte: WSRW


Sem comentários:

Enviar um comentário