domingo, 22 de dezembro de 2013

Terceira ronda de conversações para acordo de livre-troca UE-Marrocos




A Comissão Europeia e Marrocos encetaram em Bruxelas uma terceira ronda de negociações para um acordo de livre troca (ALEAC) aprofundado e completo. Um tal acordo vai integrar não só a economia de Marrocos no mercado único da UE, mas também a do Sahara O ocupado.

Um estudo realizado pela Comissão Europeia conclui que a ALEAC seria particularmente importante para os setores da agricultura, energias renováveis, têxtil e deslocalização de serviços de apoio às empresas.

O Western Sahara Resource Watch (WSRW) divulgou já em profundidade as atividades agrícolas marroquinas e os projetos de energia renovável no Sahara Ocidental ocupado. No futuro, a exploração ilegal desses recursos poderia ter lugar no âmbito do ALEAC.

A reunião coincidiu com a decisão do Parlamento Europeu de aprovar o acordo de pesca UE-Marrocos, que abre a pesca às águas territoriais do Sahara Ocidental ocupado. A aprovação pelo Parlamento Europeu deu lugar a manifestações em El Aaiun, a capital do Sahara Ocidental occupé, onde a polícia marroquina reprimiu brutalmente os manifestantes saharauis que denunciavam os projetos da UE de pescar nas suas águas sem que lhes tenham pedido consulta ou opinião. Várias fontes afirmaram que avaliavam o número de 100 saharauis feridos no decurso da intervenção policial.

Apesar dos contínuos e claros apelos do povo saharaui a ser incluído no processo de negociação sobre o seu próprio país, para a pesca e o comércio livre, a Comissão Europeia parece relutante em fazê-lo, convidando uma vez mais exclusivamente Marrocos a sentar-se à mesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário