quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Christopher Ross visitará de novo a região no final de fevereiro




O Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, efetuará um novo périplo à região no final de fevereiro para preparar um encontro entre a Frente Polisario e Marrocos, afirmou ontem, quarta-feira, em Aghounit (nos territórios libertados do Sahara Ocidental), o presidente do Parlamento saharaui, Khatri Addouh.

"Christopher Ross disse-nos que tornará a visitar a região no fim de fevereiro para preparar um encontro entre as duas partes em conflito para relançar as negociações para a descolonização do Sahara Ocidental", afirmou à agência APS Khatri Addouh à margem do 17.º encontro da comunidade saharaui estabelecida na Mauritânia.

 Para Khatri Addouh, que é também o chefe da delegação às negociações para a descolonização do Sahara Ocidental, "a causa saharaui registou um avanço considerável nestes três últimos anos", sublinhando que "a comunidade internacional está fortemente convencida que a proposta marroquina de autonomia já não é válida".

« A comunidade internacional está cada vez mais convencida que a resolução do conflito deve imperativamente passar pela autodeterminação do povo saharaui", disse.

Ross efetuou uma viagem pela região durante as duas últimas semanas de janeiro passado. Uma viagem que o levou sucessivamente à Argélia, campos de refugiados saharauis, Mauritânia e Marrocos.

Refira-se que a comunidade saharaui estabelecida na Mauritânia, por ocasião do encontro de Aghounit, concedeu uma ajuda financeira à população saharaui dos territórios ocupados.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário