quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Javier Bardem apresentou em Paris a sua "batata quente" sobre o Sahara Ocidental




Paris — França tem "grandíssima responsabilidade" no conflito do Sahara Ocidental porque se nega a pressionar o seu aliado Marrocos para o resolver, denunciou esta terça-feira o ator espanhol Javier Bardem ao apresentar em Paris o seu documentário "Filhos das Nuvens".

"França apoia com os olhos fechados — o que vai para além da lógica —, um país com o qual tem uma relação comercial, estratégica, económica e social, mas que viola os direitos humanos básicos", declarou Bardem à imprensa.

O ator, galardoado em 2007 com Óscar pelo seu papel secundário em "Este país não é para Velhos", salientou que França "é um país emblemático na defesa dos direitos humanos", pelo que "tem uma grandíssima responsabilidade" na resolução desse conflito. Mas "o tema é uma batata quente" para os franceses, reconhece o ator de 44 anos. A questão do Sahara "é um tema incómodo", sublinha.

Junto com Bardem e Álvaro Longoria (realizador do documentário) chegou também à capital francesa uma delegação integrada por Kerry Kennedy, ativista dos direitos humanos e sobrinha do presidente norte-americano assassinado.

A sua intenção é defender a causa saharaui, mas segundo Bardem vários dos encontros com deputados franceses — incluindo uma reunião com o presidente do Senado, Jean-Pierre Bel — foram cancelados no último momento.

Segundo Omar Mansour, representante da Frente Polisario em França, a película de Bardem é "uma contribuição importante para dar a conhecer a situação do povo saharaui ao povo francês, sempre solidário com as causas justas".

Por sua vez, a saharaui e militante dos direitos humanos Aminatou Haidar — que dá o seu testemunho pessoal no documentário —, assegurou em Paris que a França "é capaz de resolver o problema mediante uma solução pacífica e duradoura para o povo saharaui".


Luis Torres De La Llosa(AFP)

Sem comentários:

Enviar um comentário