sábado, 8 de fevereiro de 2014

Nova bofetada de Obama a Marrocos


Nada indica que os pesadelos do Makhzén estejam para acabar. Pelo contrário, Marrocos acaba de receber uma nova bofetada em plena cara e quem lha dá é, nem mais nem menos, que aquele que o governo mitómano de Rabat sempre qualificou de aliado para ocultar o seu isolamento e derrota na batalha que Marrocos, ajudado pela França, trava contra o povo saharaui.

Justamente no momento em que o Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, se prepara para realizar um novo périplo na região, previsto para finais de fevereiro de 2014, a Casa Branca convidou um membro da Frente Polisario para o almoço anual oferecido pelo Presidente americano às personalidades políticas, económicas, militares e ao corpo diplomático estrangeiro. A lista de convidados é acordada conjuntamente pela Casa Branca, pelo Congresso e pelo Departamento de Estado dos EUA.

Este convite coloca a descoberto a propaganda marroquina sobre o suposto êxito da visita do rei Mohamed VI aos Estados Unidos em novembro de 2013.

Cabe recordar que no mês de abril de 2013, a delegação dos EUA apresentou ante as Nações Unidas um projeto de resolução para ampliar as competências da MINURSO à supervisão dos direitos humanos no Sahara Ocidental. Em agosto del 2014 Washington acolherá a cimeira EUA-África destinada a impulsionar o partenariado entre os Estados Unidos da América e o continente africano. A maioria dos países africanos defende o direito do povo saharaui à autodeterminação.

Talvez, este gesto da Casa Branca seja uma mensagem subliminar destinada aos inquilinos do palácio de Mohamed VI para que embarquem no veleiro da legalidade internacional.


Fonte: Diaspora Saharaui - 07.02.2014

Sem comentários:

Enviar um comentário