quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O caso dos 20 milhões de dólares de Marrocos



In FP – “Foreign Policy” by ELIZA BARCLAY - 25 fev. 2014                

El Aaiún — A forma peculiar de hospitalidade do Sahara Ocidental, pelo menos tal como é praticada pelo governo marroquino, é observar de perto os visitantes. Após a nossa chegada no inverno passado a El Aaiún, a capital deste território em disputa, integrando uma delegação de seis jornalistas do sexo feminino, o primeiro sinal foi o de dois pares de faróis atrás de nós quando nos dirigimos do aeroporto para o nosso hotel. Tínhamos sido convidadas pela International Women's Media Foundation (IWMF) para viajar ao Sahara Ocidental para relatar essa história muitas vezes esquecida.

Homens de óculos escuros e jaquetas de couro estavam prontos para a nossa chegada no hotel, ou pelas esquinas no outro lado da rua. Como o nosso grupo de seis jornalistas e dois funcionários da IWMF viajaram em torno da cidade nos dias que seguintes, os homens ficaram por perto, seguindo-nos em motos e em carros escuros. Estes homens, que pareciam os agentes de segurança omnipresentes em todo o Médio Oriente, geralmente saltam na esquina mais próxima se por acaso manifestamos intenção de parar. Quando os encaramos, fazem desesperadas tentativas de esconder numa esquina ou por detrás de um carro.

Este tipo de vigilância, tínhamos sido avisados​​, era padrão para os estrangeiros que visitam o Sahara Ocidental. Mesmo os turistas relatam terem sido seguidos e vigiados. Sabíamos que os jornalistas - e qualquer pessoa que se reúna com os ativistas locais que lutam pela independência de Marrocos – são objeto de um escrutínio especial e por vezes expulsos. Marrocos reclama o Sahara Ocidental como seu e ocupado o território desde 1976, mas um movimento de independência nativo – a Frente Polisário – financiado pela Argélia lutou durante anos contra as tropas marroquinas. O Sahara Ocidental é o único território em África ainda na lista de territórios não autónomas das Nações Unidas – territórios que esperam no limbo a descolonização.

Todo o artigo em:

Sem comentários:

Enviar um comentário