sábado, 15 de fevereiro de 2014

Representante da Frente Polisario em Paris acusa a França de "querer bloquear" a resolução da questão saharaui

 
Omar Mansour


O apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência estão no centro da 9.ª edição da semana anticolonial, onde o representante da Frente Polisario em Paris, Omar Mansour, ao inaugurar hoje, sábado, o evento acusou a França de "querer bloquear" a resolução da questão do Sahara Ocidental.
      
"O governo francês encoraja Marrocos a prosseguir a ocupação do Sahara Ocidental e cada vez que as Nações Unidas tentam exercer pressões para levar esse país a reconhecer os direitos do povo saharaui à autodeterminação, a França, membro do Conselho de Segurança da ONU, manobra para bloquear qualquer avanço na resolução deste problema de descolonização", afirmou perante numerosos representantes de partidos políticos, associações e simpatizantes.

"Lamentamos esta situação", acrescentou, esperando que o governo socialista que "prometeu mudanças, possam expandi-los à margem sul do Mediterrâneo", apoiando os povos a dispor de si próprios, a respeitar a sua escolha democrática, o seu direito à autodeterminação e a encontrar soluções que correspondam às suas aspirações.
       
 "Nós não queremos que a França seja hostil a Marrocos, mas simplesmente que a sua amizade não se construa à custa dos direitos legítimos do povo do Sahara Ocidental à autodeterminação", disse Mansour.



“Pedimos também (à França) que não apoie de modo algum a posição de Marrocos na oposição à extensão do mandato da MINURSO a respeito da proteção dos direitos humanos no Sahara Ocidental, enquanto se aguarda a solução definitiva da questão do Sahara Ocidental ", disse Mansour, considerando "incompreensível que a França, que proclama campeã dos direitos humanos, possa aplicar dois pesos e suas medidas "sobre esta questão.

A semana anticolonial nasceu do protesto suscitado pela votação na Assembleia francesa da lei sobre o "balanço positivo da colonização" a 25 de fevereiro de 2005.
      
Um coletivo agrupando mais de 50 associações, partidos políticos e movimentos organizaram então a 1.ª Semana Anticolonial para denunciar a ideologia colonialista e revigorar o movimento anticolonialista.

Fonte: (SPS)


Sem comentários:

Enviar um comentário