sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Representante da Polisario em audição na Assembleia Nacional francesa




O representante da Frente Polisario em Paris, Omar Mansour, foi ouvido pela primeira vez em audição quarta-feira, na Assembleia Nacional francesa com vista a " prestar informações atualizadas" sobre o conflito do Sahara Ocidental.

O encontro à porta-fechada, teve lugar por iniciativa do grupo de estudos "Sahara Ocidental", criado há um ano na Assembleia Nacional francesa.

Durante a audição, presidida por Nicolas Sansu, deputado do Grupo da «Esquerda Democrata e Republicana (GDR)», o representante da Polisario sublinhou a necessidade de uma "solução política" para o conflito no respeito pela opção da autodeterminação do povo saharaui através de um referendo livre, sob os auspícios da ONU.

Relativamente ao capítulo dos Direitos Humanos, o representante saharaui insistiu na necessidade da criação de um novo " mecanismo ligado à Minurso" para a "vigilância do respeito dos direitos do Homem no Sahara Ocidental, nos territórios libertados e nos campos de refugiados saharauis".

Os deputados Nicolas Sansu e Philippe Baumel
presidem ao Grupo de Estudos Sahara Ocidental
na Assembleia Nacional francesa
 
Segundo Omar Mansour, a audição "revela um bom augúrio e permitirá ao Grupo de Estudos ter informações atualizadas e a contribuir para a solução do conflito". O Grupo de Estudos "Sahara Ocidental" já reuniu em janeiro último com um representante do Quai d’Orsay, por razões análogos.


Criado em junho de 2013, o Grupo é composto por meia centena de deputados de diferentes sensibilidades políticas. Co-presidido por par Nicolas Sansu e pelo deputado do Grupo Socialista, Republicano e Cidadão(SRC), Philippe Baumel, apresenta-se como um "facilitador" no conflito do Sahara Ocidental, considerando que a França, devido ao seu papel histórico na região, não pode permanecer ausente da busca de uma solução para este conflito. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário