sexta-feira, 21 de março de 2014

Bucharaya Beyun: “Não esperamos nada de positivo do governo de Espanha para resolver o conflito saharaui”




“Todos os passos dados pelo governo de Rajoy em relação ao conflito do Sahara foram contra a posição dos saharauis”, afirmou.

O chefe da diplomacia da Frente Polisario em Espanha, Bucharaya Beyun, manifestou em declarações à Radio San Borondón que o povo saharaui prossegue na sua luta pelo direito à autodeterminação e embora Espanha seja responsável pelo processo de descolonização e, por conseguinte, segundo o direito internacional, deveria implicar-se no assunto, “sinceramente não esperamos nada de positivo do governo de Espanha para resolver o conflito”.

A este respeito, o delegado da Frente Polisario em Espanha recorda que a história dos diferentes executivos espanhóis, tanto socialistas como conservadores, em relação a esta questão, mostra que mantêm posições muito distantes do desejo de paz e liberdade por que anseiam os saharauis.

Lembrou que, nos primeiros passos da democracia em Espanha, os socialistas deram mostras de apoio à causa saharaui, mas que rapidamente se esqueceram quando chegaram ao poder no país; o que foi algo parecido quando o PP chegou ao governo, pois embora o partido tenha oferecido bases trabalho para uma solução justa para o conflito, o facto é que em nenhuma dessas expectativas se materializou subordinando todos os interesses económicos a Marrocos. (…)

"Todas as medidas tomadas pelo governo de Rajoy sobre o conflito do Sahara têm ido contra a posição dos saharauis e serviram de apoio e incentivo à postura intransigente de Marrocos", afirmou Bucharaya Beyun, que insiste que, por todas estas razões, não se pode esperar nada de positivo de Espanha que ajude a resolver o conflito de acordo com o direito internacional, mas antes o contrário.

"Sentimos que todos esses passos, todas essas posições que tem tomado o governo espanhol, são sinais que entram na lógica dos acordos tripartidos de Madrid, na defesa uma política que agrade a Marrocos e que agride o povo saharaui", disse o diplomata da Frente Polisário.

Fonte: Revista Digital San Borondón


Sem comentários:

Enviar um comentário