sexta-feira, 14 de março de 2014

Nove pescadores detidos e ameaças de prisão se se manifestam contra a pesca da União Europeia







Um protesto pacífico de pescadores saharauis no porto de El Aaiún esta semana foi disperso pela polícia marroquina. Nove pescadores foram levados para a comissaria de polícia durante horas de interrogatório, e ameaçados com um castigo mais duro se, mais uma vez, vierem a protestar contra as pescarias da UE.

O protesto teve início às 11:30, de terça-feira, 11 de março no porto de El Marsa , uma cidade costeira situada a 25 quilómetros a sudoeste de El Aaiun .

Os pescadores saharauis tinham-se concentrado no porto para se manifestarem pacificamente contra a sistemática exclusão por parte de Marrocos — a nível social e económico — dos saharauis nos territórios ocupados, e a continua exploração das águas territoriais do Sahara Ocidental de que não beneficiam os saharauis.

Os manifestantes empunhavam cartazes com palavras-de-ordem como " Onde estão os saharauis no acordo de pesca?" , em referência ao Acordo de Pesca da União Europeia com Marrocos, aprovado pelo Parlamento Europeu em dezembro de 2013.

A polícia marroquina interveio dissolvendo a manifestação, confiscando os panos, cartazes e t-shirts amarelas que levavam os pescadores. Quer os cartazes quer as t-shirts foram despedaçados pela polícia.

Nove manifestantes foram detidos e levados para a comissaria de El Aaiún para serem interrogados. Os manifestantes foram ameaçados com a fabricação de acusações contra eles, e a polícia interrogou-os durante 6 horas em relação a informações pessoais, razões para o seu ato, meios de coordenação e sua ligação e coordenação com terceiros.

Os manifestantes foram postos em liberdade pela tarde, e foi-lhes dito que iriam parar à prisão se alguma vez mais organizarem ou participarem em novos protestos.


Fonte: http://wsrw.org/a105x2859

Sem comentários:

Enviar um comentário