sábado, 3 de maio de 2014

Polícia marroquina impede protestos pró-independência do Sahara Ocidental



Quinze pessoas ficaram feridas depois de a polícia marroquina ter dispersado duas manifestações pró-independência do Sahara Ocidental, nas últimas 48 horas e à margem da visita de uma delegação da ONU, informaram hoje Organizações Não-Governamentais (ONG) locais.

Na cidade de Dakhla, várias dezenas de militantes tentaram manifestar-se, agitando bandeiras independentistas, em paralelo com uma visita de membros do Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, declarou à agência noticiosa AFP um responsável de uma ONG, Elmami Amar Salem, acrescentando que "a polícia marroquina dispersou-os à força" e que "houve três feridos".

Na quinta-feira, algumas dezenas de pessoas queriam participar numa manifestação em El Aaiún, a principal cidade do Sahara Ocidental, mas a polícia "interveio para as dispersar", referiu, por sua vez, o representante da Associação dos Direitos Humanos marroquina, Hamoud Iguilid, adiantando que 12 pessoas "foram transportadas para o hospital com vários ferimentos".

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou na terça-feira uma resolução que apela à melhoria dos direitos humanos na região, sem definir qualquer mecanismo de controlo.

O Sahara Ocidental é controlado por Marrocos desde a saída do colonizador espanhol na década de 70.

Rabat propõe um plano de autonomia, sob a sua soberania, para o território, mas a Frente Polisário, movimento independentista apoiado pela Argélia, reclama um referendo pela autodeterminação. A mediação da ONU está num impasse.


Por Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário