quarta-feira, 11 de junho de 2014

Delegação da Amnistia Internacional em visita de trabalho aos territórios ocupados do Sahara Ocidental


El Aaiún, 10 de junho de 2014  - A Associação Saharaui de Vítimas de Graves Violações de Direitos Humanos cometidas pelo Estado Marroquino (ASVDH) teve uma reunião com uma delegação da Amnistia Internacional na passada 2.º feira, 09 de junho 2014.

Pela Amnistia Internacional estiveram presentes Avner Gidron, principal assessor político da organização, e Sirine Rashid, chefe da secção do Médio Oriente e Norte de África.
Pela ASVDH: Ghalia Djimi, vice-presidente, e os membros do comité executivo Mohamed Mayara, Hassana Duihi, Leila Lili e Dafa Dah.

Ghalia Djimi destacou o facto de a impunidade estimular os torturadores marroquinos para cometer novas violações contra as reivindicações saharaui dos seus direitos fundamentais. Falou também sobre as graves restrições à liberdade de associação, como é o caso da ASVDH, que permanece privada para abrir um local para realizar as suas atividades.



No que respeita às reclamações apresentadas, a Sra. Djimi confirmou que as autoridades marroquinas sempre as ignoraram e que não abrem nenhum tipo de investigação.

El Ghalia pediu à Amnistia Internacional que pressione Marrocos para que respeite as suas obrigações internacionais em matéria de direitos humanos, que assuma a responsabilidade pelas violações dos direitos humanos nos territórios ocupados e que atue de acordo com os princípios universais.

Fonte: Equipo Media

Fotos: Encontro da delegação da AI com o CODAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário