quarta-feira, 9 de julho de 2014

CPJ (Committee to Protect Journalists) pede a Marrocos que liberte o jornalista saharaui Mahmud El-Haissan




Nova Iorque, 09/07/2014 - O Comité para a Proteção de Jornalistas (CPJ) pediu esta terça-feira às autoridades marroquinas a anulação das acusações contra o jornalista e bloguer saharaui  Mahmud El-Haissan.
“Os jornalistas não devem ser objeto de represália pela cobertura de temas delicados”, afirmou Said Sherif Mansur, coordenador do Programa do CPJ para o Médio Oriente e Norte de África.


Said Sherif Mansur solicitou a Marrocos a libertação “imediata” do jornalista saharaui. O CPJ recorda que, desde 2004, o governo marroquino tem impedido a cobertura dos protestos saharauis e expulsou jornalistas estrangeiros do território em 2010, quando estalaram os protestos.

Mahmud El-Haissan foi preso pela polícia de ocupação marroquina sexta-feira, 4 de julho de 2014, por este ter revelado as violações de direitos humanos e o saqueio dos recursos naturais do Sahara Ocidental por parte de Marrocos.


Nota: O Comité para a Proteção de Jornalistas (CPJ) é uma organização independente sem fins lucrativos norte-americana, com sede em Nova York, New York, que promove a liberdade de imprensa e defende os direitos dos jornalistas. A American Journalism Review denominou a organização como a "Cruz Vermelha do Jornalismo".

Sem comentários:

Enviar um comentário