quinta-feira, 24 de julho de 2014

Repórteres Sem Fronteiras mostra preocupação pela detenção de um jornalista saharaui



A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) expressou a sua preocupação pelo arresto e detenção em princípios do mês de julho do jornalista e militante saharaui Mahmud Haisan, que é acusado de "participar numa organização armada".

Em comunicado, RSF refere que Haisan, correspondente da cadeia da Frente Polisario, RASD TV, em El Aaiún (capital administrativa do Sahara Ocidental), compareceu ante o juiz no dia 21 de julho e nos próximos dias deverá conhecer-se se as acusações contra ele se mantêm.



RSF explica que no passado dia 4 de julho vários carros da polícia rodearam o domicilio do jornalista no centro da cidade e levaram-no para lugar desconhecido e que, após 48 horas sem qualquer informação sobre o seu paradeiro, as associações locais defensoras dos direitos humanos anunciaram que ele tinha sido trasladado para a prisão de Lakhal.

Repórteres Sem Fronteiras recorda que “a detenção de um jornalista devido às suas atividades profissionais constitui uma violação dos compromissos internacionais de Marrocos em matéria de liberdade de informação", sublinha no comunicado Virginie Dangles, adjunta da direção de RSF.


RSF, que tentou sem êxito entrar em contacto com o Ministério da Comunicação marroquino, insta as autoridades marroquinas a abrir uma investigação sobre "os maus tratos" que Haisan está a sofrer durante a sua detenção e que têm sido denunciados pelo seu advogado.

Sem comentários:

Enviar um comentário