quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ONU: Felipe VI de Espanha e Ban Ki-moon discutem Sahara Ocidental



Nova Iorque – O rei espanhol Felipe VI reuniu esta quarta-feira em Nova Iorque com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, à margem do debate geral da 69.ª sessão da Assembleia Geral.

Trata-se da primeira reunião entre o monarca espanhol recém-coroado e o chefe da ONU onde foi abordada a questão do Sahara Ocidental, de acordo com o gabinete do SG da ONU.

"O secretário-geral reuniu-se hoje com H.M. Rei Felipe VI de Espanha. Discutiram a situação no Sahara Ocidental, tendo o Secretário-Geral agradecido a Sua Majestade o Rei Felipe VI o apoio da Espanha para as negociações das Nações Unidas", afirma um comunicado sobre a reunião do Secretário-Geral com o rei Felipe VI, Rei de Espanha.

Espanha, que ocupou o Sahara Ocidental entre 1884-1975, é membro do Grupo de Amigos do Sahara Ocidental, que também inclui França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Espanha é candidata a um lugar temporário no Conselho de Segurança para 2015-2016 e observadores dizem que o país tem boas hipóteses de ganhar o lugar.

Nos últimos 10 anos tem mantido aquilo que os observadores descrevem como neutralidade positiva em relação à disputa do Sahara Ocidental, apelando a uma solução política mutuamente aceitável para o conflito.

Espanha é o principal parceiro económico do Marrocos à frente da França, que manteve esta posição por várias décadas.

Marrocos foi o terceiro país a ser visitado pelo rei Felipe VI após a sua coroação e o primeiro país fora da União Europeia.


Sem comentários:

Enviar um comentário