domingo, 19 de outubro de 2014

O WSRW condena a presença de embarcações de pesca piratas japonesas em águas saharauis



Oslo,19/10/14(SPS)-. A ONG “Western Sahara Resource Watch” (WSRW) condenou este sábado a presença de barcos pesqueiros piratas japoneses em águas saharauis. Segundo fontes desta organização, nas últimas 48 horas foi reportada a presença de três barcos de pesca japoneses  fainando nas águas do Sahara Ocidental.

As três embarcações piratas, o Koryo Maru N º 51 (número IMO 8915990), o Shoei Maru No. 7 (número IMO 9120023) e Taiwa Maru No. 88 (número IMO 9053488) foram avistadas dias 16 e 17 de outubro fainando em águas territoriais saharauis de forma ilegal.

Segundo WSRW,  as embarcações “estão ali por uma destas duas razões: a primeira, porque firmaram contrato com o Governo de Marrocos num território que não é parte de Marrocos; ou porque estão a pescar sem licença — o que significa que as embarcações piratas japonesas se encontram fainando inclusive sem a aprovação ou intervenção da potência ocupante”.

Em ambos os casos, a presença de barcos de pesca japoneses na zona viola o direito do proprietário do banco pesqueiro: o povo do Sahara Ocidental, e viola o direito internacional, porque nenhum Estado reconhece a soberania de Marrocos sobre o território.

O Western Sahara Resource Watch (WSRW) pediu à nação japonesa em carta enviada de 17 de outubro ao governo japonês a sua intervenção para pôr fim a este delito e a esta atividade ilícita.


Sem comentários:

Enviar um comentário