quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Mohamed Abdelaziz: Trabalho Exterior, Zonas Ocupadas e Meios de informação são frentes essenciais na luta saharaui



Chahid El Hafed, 01/01/2015 (SPS) - O Presidente da República Saharaui e SG da Frente Polisario, Mohamed Abdelaziz, destacou esta quarta-feira que o trabalho exterior converteu-se desde o cessar-fogo numa das principais frentes da luta do povo saharaui juntamente com os territórios ocupados e o setor da informação.

No discurso de encerramento que proferiu na Conferência Anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Presidente Mohamed Abdelaziz realçou o trabalho diplomático durante o ano 2014.

"Constitui uma base para traçar a estratégia de trabalho durante o ano 2015 em que reunirá o Conselho de Segurança da ONU sobre o Sahara Ocidental, se celebrará o 40º aniversário da Unidade Nacional, da invasão marroquina do Sahara Ocidental e a visita da missão investigadora da ONU ao Sahara Ocidental e a realização do 14.º Congresso da Frente POLISARIO", sublinhou.

O Presidente da República referiu que a comunidade internacional não aceita as manobras marroquinas de autonomia e torna-se necessária a ampliação das prerrogativas da MINURSO à vigilância e monitorização dos direitos humanos o que empurra Marrocos a enfrentar-se com a ONU a sua missão.

Mohamed Abdelaziz insistiu na precaução e na necessidade de enfrentar as manobras marroquinas com a intifada, a ampliação do trabalho diplomático, os direitos humanos e o apoio à Campanha Internacional para a Libertação dos Presos Políticos Saharauis e o fim da espoliação dos recursos naturais do Sahara Ocidental.


Por último, agradeceu a posição da Argélia no apoio à luta do povo saharaui pelo seu direito à autodeterminação e à independência. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário