terça-feira, 6 de janeiro de 2015

População saharaui de Dakhla ocupada manifesta-se contra a espoliação marroquina dos recursos naturais




No dia 4 de janeiro na cidade ocupada de Dakhla, antiga Villa Cisneros, uma dezena de cidadãos saharauis organizaram uma concentração pacífica na cidade contra a política de marginalização, pobreza, espoliação dos recursos naturais saharauis que pratica a administração de ocupação marroquina no território e a privação de toda a população poder beneficiar destes recursos.

Face ao férreo controlo policial e dos serviços de segurança da administração marroquina, os saharauis apenas puderam manifestar o seu protesto durante meia hora antes que interviessem os dispositivos do aparelho repressivo do regime.

Os cidadãos saharauis gritaram palavras-de-ordem contra a ocupação marroquina, exigindo beneficiar da exploração dos recursos e o termo da política de marginalização contra a população, assim como o respeito pela sustentabilidade biológica na plataforma continental . Os manifestantes exigiram também a melhoria das condições de vida de toda a população saharaui que vive na cidade sob administração da ocupação marroquina.

Porta-vozes deste grupo de manifestantes denunciaram que recentemente foram descobertas na cidade várias toneladas de pescado processado em latas que a administração marroquina estava a enviar para o norte de Marrocos para ser exportado para países da União Europeia, como a França e Alemanha, e que estas toneladas não estão em condições de serem consumidas já que estão em mau estado de conservação e processamento, sem controlo nem inspeções sanitárias.


Fonte: Comité contra la Tortura Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário