quarta-feira, 9 de março de 2016

As declarações desesperadas do Governo de Marrocos




As autoridades marroquinas estão cada vez mais acantonadas numa posição de extremo isolamento relativamente à questão do Sahara Ocidental. Na sequência da visita do SG da ONU à região, nomeadamente aos campos de refugiados saharauis e a território libertado do Sahara Ocidental, o governo de Rabat emitiu um comunicado que importa meditar, nomeadamente para as “estonteantes” declarações nele contidas. Sobre a ida de Ban Ki-moon a Bir Lelhu, nos territórios libertados do Sahara Ocidental, o comunicado do governo marroquino assobia para o lado…
Transcrevemos aqui a notícia sobre o mesmo divulgado pelo site próximo da Casa Real www.Le360.ma (http://zip.net/bxs1bC)

Marrocos denuncia as declaração ultajantes de Ban Ki-moon

Pela sua parcialidade, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, perdeu toda a credibilidade

É com grande estupefação que o governo marroquino toma conhecimento das derrapagens verbais, dos factos consumados e dos gestos de complacência injustificados do SG da ONU, durante a sua visita a Tindouf  e a Argel, denuncia um comunicado do governo marroquino.

O governo do Reino de Marrocos exprime os seus mais vivos protestos na sequência das declarações do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, quando da sua recente visita a Tindouf e a Argel, sobre a questão do Sahara. "Declarações com efeito politicamente inapropriadas, sem precedentes nos anais e contrárias às resoluções do Conselho de Segurança", precisa o comunicado do governo marroquino.

E acrescenta: "É com grande estupefação que o governo marroquino toma nota das derrapagens verbais, os factos consumados e os gestos de complacência injustificados do SG da ONU, durante a sua visita à região".

"Marrocos constata, tanto em termos do desenrolar da visita como do conteúdo das declarações, que a SG abandonou a sua neutralidade, objetividade e imparcialidade", lamenta o comunicado.

"Marrocos lamenta também que o SG tenha cedido à chantagem das outras partes procedendo a factos consumados, em violação dos compromissos e garantias dados a Marrocos." E lamenta que ele se tenha deixado "instrumentalizar dando crédito às pretensões falaciosas das outras partes."

O comunicado precisa que Marrocos constatou "com espanto que o SG tenha utilizado o termo ‘ocupação’ para qualificar a recuperação por Marrocos da sua integridade territorial." O que o afasta da terminologia tradicionalmente utilizada pelas Nações Unidas em relação ao Sahara marroquino, afirma o comunicado.

"Este tipo de derrapagem semântica atente perigosamente à credibilidade do Secretário-Geral das Nações Unidas", diz o comunicado do governo marroquino.


“ Estes comportamentos ultrajantes ferem os sentimentos e a dignidade de todo o povo marroquino ", conclui o comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário