quarta-feira, 9 de março de 2016

Christopher Ross visitará Rabat este mês




O Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, visitará este mês Rabat para tratar de voltar a impulsionar negociações sobre a ex-colónia espanhola, anunciou hoje a organização.
Ross viajará para a capital marroquina em finais de Março após um convite das autoridades do país, segundo explicou aos jornalistas o porta-voz das Nações Unidas Stéphane Dujarric.

A viagem do diplomata norte-americano dará continuidade à visita que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, efetuou este fim-de-semana aos campos de refugiados saharauis.

Durante o seu périplo pelo Norte de África, Ban expressou a sua profunda preocupação pela situação dessa população e reconheceu a falta de progressos diplomáticos em relação à solução para a situação do Sahara Ocidental.

Para isso, anunciou que pediu a Ross que retome os seus esforços para criar uma atmosfera que permita retomar as conversações entre as partes.

Ban esteve este fim-de-semana pela primeira vez nos acampamentos de Tindouf, mas não viajou a Marrocos após meses de tensão entre a ONU e as autoridades de Rabat, que segundo meios do país teriam vetado a viagem do diplomata as zonas sob seu controlo.

Ban disse que não visitou Rabat porque o rei marroquino Mohamed VI "não estava disponível" e sublinhou que espera poder visitá-lo antes da conclusão do seu mandato, previsto para finais de 2016.

Segundo afirmou ontem o seu porta-voz, já se estão a discutir possíveis datas para essa viagem.
Ban apresentará em princípios de Abril ao Conselho de Segurança o seu relatório anual sobre a situação do Sahara Ocidental, que é aguardado com expectativas após o apelo que fez no passado mês Novembro para que sejam retomadas as negociações após anos de bloqueio.
Frente à autoproclamada República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Rabat recusa qualquer opção que não seja a autonomia, o que impede a mínima aproximação à Frente Polisario, que exige o referendo de autodeterminação acordado no plano de paz auspiciado pelas Nações Unidas.


Fonte: (EFE) Nações Unidas, 07/03/2016 

Sem comentários:

Enviar um comentário