sexta-feira, 20 de maio de 2016

Marrocos inicia novo enfrentamento com os EUA sem fechar a sua crise com Ban Ki-moon



  
O governo marroquino inicia um novo enfrentamento contra os Estados Unidos, após a publicação de um comunicado ontem em tom muito duro contra o Departamento de Estado, ao qual que descreveu como “profundamente anti-marroquino” quando ainda não terminou a crise com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Em apenas um ano Marrocos tem enfrentado a União Europeia, com o congelamento os seus contatos durante meses devido ao acórdão do Tribunal de Justiça sobre o Sahara Ocidental; posteriormente com Ban Ki-moon, acusando-o de “insultar o governo e o povo marroquino”, referindo-se à “ocupação” marroquina do Sahara, e outros gestos considerados inamistosos.

Agora chegou a hora de um dos aliados tradicionais de Marrocos, como são os Estados Unidos: Rabat não gostou do tom do relatório que o Departamento de Estado publica todos os anos sobre os direitos humanos em países ao redor do mundo, onde são enumeradas abundantes críticas à situação no país norte Africano.

Ontem, o governo marroquino, num comunicado do Ministério do Interior, ,descreveu o relatório como “verdadeiramente chocante”, embora ninguém sabe por que Marrocos levou mais de um mês para comentar, quando se tornou público a 13 de abril.

“Há uma espécie de frustração de Marrocos com os seus aliados, até mesmo uma sensação de estar a ser traído”, disse à Agência Efe o cientista político Mohamed Madani, para quem não há dúvida de que a raiva com os Estados Unidos tem no fundo a ver com a questão do Sahara e a atitude recente de Washington no Conselho de Segurança.

Na última votação para a renovação do mandato da missão da ONU no Sahara (MINURSO), os Estados Unidos apresentaram um projeto de resolução que Rabat considera hostil, porque “pressionava e enfraquecia” a posição de Marrocos, e que na sua versão final foi limado para remover críticas ao país, norte Africano, graças a intervenção de outros aliados, nomeadamente a França.

Na questão do Sahara, os Estados Unidos já demonstraram em 2013 que os seus critérios não coincidiam com Marrocos: tentado dar competências à MINURSO na monitorização dos direitos humanos no Sahara, mas o projeto não foi em frente após uma intensa campanha diplomática marroquina.

“O objectivo final do Marrocos é o Sahara, uma questão existencial para Marrocos e para a sobrevivência do regime -considera Madani-, e isto também se aplica para a Argélia”, diz ele, referindo-se a rivalidade entre os dois vizinhos do Magrebe, precisamente sobre o problema da Sahara.

A Marrocos tem incomodado, desde a sua nomeação em 2013, a presença de John Kerry à frente do Departamento de Estado e os meios de comunicação marroquinos continuaram a identificá-lo como um simpatizante da tese saharaui.

Madani lembra também que neste momento histórico Rabat comparte com as monarquias árabes do Golfo Pérsico o descontentamento com a política dos EUA, que não “cuida” suficientemente os aliados que sempre foram fiéis e não os defende contra os seus adversários regionais.

Em abril passado, o rei Mohamed VI viajou a Riad, tendo sido convidado para uma reunião de cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo, onde fez um discurso que reivindicou o direito do seu país procurar novos parceiros – citou a Rússia, China e Índia – porque o seu país “está livre nas suas decisões e não é a coto de qualquer país.”

O monarca disse, então, que existe uma “conspiração” contra as monarquias árabes do Marrocos, Jordânia e do Golfo, que constituem “um refúgio de paz e estabilidade” e que a trama inclui um projeto para “aproveitar os recursos dos países árabes e destruir as experiências bem sucedidas de outros estados, como Marrocos “.

Para Madani, é prematuro falar em mudança de rumo na diplomacia marroquina e acredita que há sim uma “fase de pressão ” marroquina para recuperar o status de parceiro privilegiado dos EUA e da Europa que Rabat sempre teve.

O fim da “era Obama ” por um lado, e o mandato de Ban Ki-moon à frente da ONU criaram uma atmosfera de correspondência de interregno em que Marrocos quer colocar seus peões e capacitar-se.

Com a União Europeia, a lógica é diferente: enquanto o Tribunal de Justiça Europeu não decide sobre o recurso contra o acórdão de Dezembro (invalidando o acordo UE-Marrocos), as coisas não vão ser normalizadas. E Marrocos não aceitará mais um fracasso que não seja o derrogatório.


Fonte: Terra Notícias


Sem comentários:

Enviar um comentário