sábado, 18 de junho de 2016

Causa saharaui: uma vitória diplomática na ONU


Ahmed Boukhari, representante da F. Polisario junto da ONU

WASHINGTON - A causa saharaui registou na passada sexta-feira, na ONU, "uma vitória diplomática" com "a consagração definitiva da Frente Polisario como único e legítimo representante do povo saharaui", afirmou o representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas, Ahmed Bukhari.
"Este êxito diplomático sucede num momento em que as Nações Unidas através do Conselho de Segurança, mantem pressão sobre Marrocos para permitir o regresso dos funcionários da MINURSO", afirmou Bukhari à APS.
A intervenção de Ahmed Bukhari ante o Comité dos 24 coincidiu com o 46.º aniversário da Intifada de Zamla que teve lugar a 17 de Junho de 1970 contra a ocupação espanhola. Um novo marco na luta do povo saharaui para aceder à sua independência, disse.
Membros do Comité Especial de Descolonização reunidos sexta-feira em sessão ordinária, adotaram por consenso uma declaração em que reafirmam que a “Frente Polisario é o único representante do povo saharaui”.
A tomada de posição teve lugar depois de tentativas falhadas do representante de Marrocos de evitar Ahmed Bukhari falasse numa reunião do comité. O embaixador de Marrocos insistiu que um saharaui, chamado Mohamed Abba, eleito nas eleições regionais do ano passado interviesse em nome do povo saharaui.
A intervenção de Bukhari na sexta-feira foi fortemente contestada por um tumulto causado pelo delegado de Marrocos que rompeu claramente as regras da diplomacia, afirmaram membros do comité.
O presidente do comité, Rafael Darío Ramírez Carreño, respondeu com firmeza ao embaixador de Marrocos, condenando o seu comportamento e qualificando-o de "deplorável na diplomacia". Deixou claro, além do mais, que na doutrina da Assembleia Geral, a Polisario é o único representante do povo saharaui.
O representante da Frente Polisario junto da ONU, Ahmed Bukhari, afirmou que Marrocos escolheu o caminho da confrontação com a comunidade internacional para pôr fim ao processo de paz conduzido pelas Nações Unidas.

Fonte: agência APS


Sem comentários:

Enviar um comentário