terça-feira, 11 de outubro de 2016

ONU adota uma resolução que reafirma o direito do povo saharaui à autodeterminação




Nova Iorque, 11/10/16 (SPS) - A Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU encarregada da Política Especial e da Descolonização, aprovou ontem segunda-feira em Nova Iorque, uma resolução que reafirma o direito do povo saharaui à autodeterminação.

A resolução adoptada no âmbito de um debate geral sobre a descolonização que se prolongou por vários dias, reafirma o apoio da Assembleia Geral da ONU ao processo de negociações iniciado pelo Conselho de Segurança com o objetivo de alcançar uma solução justa, duradoura e mutuamente aceitável que permita a autodeterminação do povo saharaui.

A resolução apresentada por 26 países saúda os esforços do secretário-geral e do seu enviado pessoal para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, para reatar as negociações, suspensas desde 2012.

O texto, adoptado por consenso, insta as partes e os Estados da região a cooperarem plenamente com o enviado da ONU.

O documento reflete ideias claras por parte da ONU para a resolução do conflito do Sahara Ocidental, através de um apoio expresso ao reatamento das negociações entre a Frente Polisario e Marrocos e aos esforços de mediação de Christopher Ross.

As delegações dos países participantes no debate da Quarta Comissão de Descolonização apoiaram firmemente o direito do povo saharaui à livre determinação e ao reatamento das negociações entre as duas parte do conflito.

A adopção da resolução tem lugar num momento de tensa situação de segurança na zona de El Guergarat no sul do Sahara Ocidental, onde Marruecos começou a construir uma estrada fora do “muro da vergonha” em violação do acordo de cessar-fogo firmado em 1991 entre as duas partes e sob a supervisão da ONU.


A escalada de Marrocos na zona de El Guergarat tem por objetivo frustrar os esforços da ONU que procuravam reatar as paralizadas negociações sobre o Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário