terça-feira, 11 de outubro de 2016

O Sahara Ocidental, Timor-Leste, o rei de Espanha e a eleição de António Guterres para o cargo de SG da ONU.. - A palavra a Jean Pierre Catry
















Na sequência da publicação da mais recente Newsletter da AAPSO (Outubro), Jean Pierre Catry, nosso associado e nome grande na história da solidaridade à autodeterminação e independência do povo de Timor-Leste, escreve-nos uma carta. Merece a pena lê-la e refletir no que lá se diz:

“Sou provavelmente dos sócios mais calados da associação mas o último boletim e a eleição de Guterres empurram-me a dar uma opinião.



No boletim é a notícia sobre a intervenção do rei de Espanha, Felipe VI e a resposta da organização "por um Sahara livre". Esta critica ao rei por ter feito uma intervenção redundante e vazia, terá as suas razões...


No início dos anos 80 comecei a escrever sobre Timor e também criticava o governo português, mas com o tempo as organizações que defendiam a autodeterminação começaram a ter contactos nos meios políticos, presidência e governo, e começou a haver cooperação. Felipe VI é, talvez, suficientemente novo no poder por favorecer uma viragem na política espanhola se for apoiado neste sentido?

E é aqui que entra a eleição de Guterres. Portugal ganhou credibilidade a nível internacional com a independência de Timor quando Guterres era 1º ministro. Guterres é, provavelmente, o melhor colocado para convencer espanhóis e marroquinos dos benefícios que Portugal e a Indonésia retiraram da resolução do problema de Timor.


A AAPSO pode talvez sensibilizar as associações de solidariedade neste sentido.”

Sem comentários:

Enviar um comentário