domingo, 8 de janeiro de 2017

A Qatar Petroleum inicía sondagens sísmicas exploratórias em águas do Sahara Ocidental




Madrid, 08/01/2017 - El Confidencial Saharaui - A companhia estatal do Qatar, a Qatar Petroleum, iniciou sondagens sísmicas exploratórias em águas do Sahara Ocidental a pedido da agência marroquina de petróleo ONHYM, segundo informa o diário TSA.

De acordo com as autoridades marroquinas, também a multinacional norte-americana Chevron espera iniciar perfurações petrolíferas num Bloco em alta mar nas costas do Sahara Ocidental.

Em Fevereiro de 2016, a Qatar Petroleum tinha chegado a um acordo com a "Chevron Marrocos Exploration Ltd" para adquirir 30% dos 75% do capital detido pela Chevron na licença de exploração em águas profundas em associação com a ONHYM (25%), segundo afirma a mesma fonte.

Excluir o Sahara Ocidental dos acordos energéticos com Marrocos

Por outra parte, três eurodeputados apelaram esta quinta-feira a União Europeia (UE) que garanta a exclusão dos territórios ocupados do Sahara Ocidental de qualquer acordo sobre o comércio em matéria de energias renováveis", de acordo com o compromisso da UE de respeitar o direito internacional e as Nações Unidas", informou a agência noticiosa APS.

Marrocos, Alemanha, França, Espanha e Portugal firmaram, no âmbito da COP22, realizada em novembro de 2016 em Marraquexe, uma declaração conjunta com o objetivo de preparar um "quadro de intenções" sobre o comércio das energias renováveis.


Em dezembro de 2016, uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) excluiu definitivamente o território do Sahara Ocidental dos acordos agrícolas firmados em 2012 entre Marrocos e a UE.

Sem comentários:

Enviar um comentário