sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Assembleia Geral da ONU: MNE saharaui reúne com chefes de inúmeras delegações



Nova Iorque, 28 de Setembro de 2018 (SPS) - O ministro dos Negócios Estrangeiros e membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario, Mohamed Salem Ould Salek, reuniu-se com numerosos chefes de delegações estrangeiras que participam na 73ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, que se realiza esta semana em Nova Iorque com uma proeminente presença da questão saharaui, tanto no debate geral como nas comissões e nas reuniões à margem da magna reunião.
O ministro saharaui explicou aos seus interlocutores o momento que atravessa a questão nacional, caracterizada pelos esforços da UA e da ONU para concluir o processo de descolonização do Sahara Ocidental.
O chefe da diplomacia saharaui aproveitou a oportunidade para trocar ideias com os seus interlocutores sobre a necessidade de acelerar a erradicação do colonialismo, aproveitando os dois últimos anos da Terceira Década Internacional para a Eliminação do Colonialismo (2011-2020).
O debate sobre o conflito saharaui inscreve-se na agenda da Comissão Política Especial e de Descolonização (Quarta Comissão) no item do programa intitulado Aplicação da Declaração de Independência aos Países e Povos Coloniais (item 62).
Também no debate geral da 73ª sessão da Assembleia Geral da ONU, várias delegações se referiram à necessidade de pôr termo ao último caso de descolonização do continente africano e manifestaram o seu apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação e soberania nacional.
O conflito do Sahara Ocidental também foi abordado nas muitas reuniões bilaterais realizadas à margem da 73ª sessão da Assembleia Geral da ONU. A este respeito, é importante notar que a questão saharaui esteve presente nas reuniões do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Abdelkader Messahel, com Horst Köhler, enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental. Também nas reuniões do Secretário Geral da ONU, António Guterres, com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat e com o Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sánchez, entre outros.
A 73ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que se realiza sob a presidência da ministra de Relações Exteriores do Equador, María Fernanda Espinosa, com o slogan "Tornar as Nações Unidas relevantes para todas as pessoas: liderança global e responsabilidades compartilhadas para alcançar parcerias pacíficas, equitativas e sustentáveis", prossegue com o debate geral até a próxima segunda-feira, 1º de outubro, para dar lugar ao trabalho das comissões.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Salem Ould Salek, dirige uma importante delegação saharaui que inclui também Mhamed Khadad, membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario e coordenador saharaui junto da MINURSO; Sidi Mohamed Omar, delegado da Frente Polisario na ONU e Malainin Slama, membro da representação da Frente Polisario junto da ONU.



Sem comentários:

Enviar um comentário