domingo, 30 de setembro de 2018

ONU promove diálogo sobre conflito do Sahara Ocidental em Dezembro

O enviado da ONU Horst köhler

29/09/2018 - AFP - As Nações Unidas convidaram o Marrocos e a Frente Polisario, apoiada pela Argélia, a dialogar em Dezembro sobre o fim de seu conflito de décadas sobre o Sahara Ocidental, disseram diplomatas neste sábado.
O enviado da ONU Horst köhler, ex-presidente da Alemanha e ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), convidou ambas as partes a comparecer, junto com Argélia e Mauritânia, em Genebra para conversar em 4 e 5 de dezembro.
Em cartas enviadas às quatro partes, o funcionário da ONU solicitou uma resposta antes de 20 de Outubro, segundo fontes diplomáticas.
Marrocos e a Frente Polisario combateram pelo controle do Sahara Ocidental entre 1975 e 1991. A região em questão é uma área desértica de 266.000 km2 e a única terra na África com um status pós-colonial não regulado.
Os esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito se estagnaram desde a última ronda de negociações promovida pela ONU, em 2008.
Marrocos, que passou a controlar a maior parte da região desde 1975 com a saída do poder colonial da Espanha, afirma que as negociações sobre um acordo devem se concentrar em sua proposta de autonomia para o Sahara Ocidental mas sob sua soberania.
No entanto, a Frente Polisario - que lutou contra o colonialismo espanhol e proclamou em 1976 uma República Árabe Saharaui - pronuncia-se a favor da independência e reivindica a convocação de um referendo de autodeterminação para o Sahara Ocidental.
* AFP


Sem comentários:

Enviar um comentário