sábado, 6 de outubro de 2018

ONU manifesta preocupação pelo bloqueio político-mediático imposto por Marrocos às Zonas Ocupadas do Sahara Ocidental


Nova Iorque, 6 de outubro de 2018 (SPS) -. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou que o Gabinete do Alto Comissário para os Direitos do Homem (Acnudh) está preocupado com o "excessivo controlo" dos ativistas dos direitos humanos e dos jornalistas nas zonas ocupadas do Sara Ocidental.
"As autoridades marroquinas continuam a restringir o acesso ao Sahara Ocidental a visitantes estrangeiros, incluindo jornalistas e advogados", diz o SG da ONU no seu relatório preliminar ao Conselho de Segurança do Sahara Ocidental, que será discutido nos próximos dias.
Durante o período coberto pelo relatório, Guterres informa que o ACNUDH recebeu vários relatórios sobre a repressão de manifestações que reivindicam o direito do povo saharaui à autodeterminação, bem como a cessação do saque de recursos naturais saharauis.
De acordo com as Nações Unidas, o Gabinete do Alto Comissariado continua a receber relatos da impunidade dos autores de violações contra os saharauis, incluindo prisões arbitrárias, tortura e maus-tratos de presos políticos.
Fazendo-se eco das reuniões do seu enviado pessoal Horst Köhler com representantes da sociedade civil em El Aaiún e Dakhla, o secretário-geral menciona a frustração dos saharauis no que diz respeito às políticas discriminatórias do Marrocos.
O diálogo entre Horst Köhler e os representantes da sociedade civil nestas duas cidades ocupadas revelou a mentira sobre os projetos de investimento marroquinos alegadamente apresentados como programas de desenvolvimento dos territórios saharauis.
Os representantes da sociedade civil saharaui expressaram a sua preocupação pelos projetos de desenvolvimento financiados por Marrocos no território, afirmando que não beneficiaram a população indígena saharaui ", afirma o relatório.
Esses mesmos representantes "expressaram a sua frustração com as políticas discriminatórias" que "impedem o acesso a empregos e oportunidades económicas e restringem a sua liberdade de expressar opiniões políticas", informa a ONU.
As ONGs não escaparam a este sistema repressivo, expressando preocupação com a sua própria segurança após as violações cometidas contra si pela polícia marroquina, diz a ONU.
"Essas ONGs são unânimes em declarar que a autodeterminação é a única maneira de resolver o conflito", diz a ONU.
Os saharauis de El Aaiún e Dakhla reafirmaram ao mediador da ONU nestas reuniões que os chamados "eleitos" destes territórios não representam o povo saharaui, mas sim uma elite minoritária que goza de importantes privilégios económicos.
Essas preocupações também foram expressas pelo presidente Brahim Gali durante a reunião que manteve com Köhler em Junho passado em Rabouni, [nos campos de refugiados saharauis no extremo sudoeste da Argélia]. O presidente saharaui manifestou a sua profunda preocupação com a política de colonização que Marrocos está levando a cabo no Sahara Ocidental.
Segundo o relatório, os assentamentos de população e a nova configuração administrativa estão mudando a composição demográfica no Sahara Ocidental.


Sem comentários:

Enviar um comentário