sábado, 6 de outubro de 2018

Presos políticos saharauis do Grupo Gdeim Izik em Tiflet2 em greve de fome




Por un Sahara Libre – 06-10-2018 - O preso político saharaui Mohamed Lamin Haddi, do grupo Gdeim Izik, actualmente detido na prisão de Tiflet 2, em Marrocos, iniciou uma greve de fome a 5 de Outubro contra o assédio diário, os maus-tratos e o confinamento prolongado a que está sujeito desde a sua transferência em 2017 da prisão de El Arjat. Durante a sua última greve de fome, Mohamed Lamin Haddi recebeu a promosse de que seria transferido para uma prisão mais próxima da sua família no Sahara Ocidental, e também que poderia estudar e receber os cuidados médicos necessários, promessas que não foram mantidas pelas autoridades marroquinas.

Todos os prisioneiros do Grupo Gdeim Izik atualmente encarcerados em Tiflet2 estão em greve de fome. Mohamed Lamin Haddi juntou-se assim a Abdallahi Abbahah, que iniciou a sua greve de fome no dia 1 de outubro e a El Bachir Khadda, que começou a sua greve no dia 18 de setembro.
Os prisioneiros estão sem contacto humano significativo há meses, vítimas de tortura psicológica, assédio e maus-tratos. Estão em celas com o mínimo necessário, sem forma de passar o seu tempo, olhando para as paredes 22 horas ou mais sob confinamento prolongado.
Os guardas da prisão, sob instruções estritas da Administração Prisional, “revistam” as celas desses prisioneiros políticos quase diariamente e Abdallah Abbahah foi atacado fisicamente.
Apesar das numerosas queixas feitas pelos prisioneiros, as famílias e a sua advogada Maitre Ouled à administração da prisão, ao procurador geral, à CNDH e outras autoridades marroquinas, o tratamento destes prisioneiros tem piorado diariamente.
As famílias responsabilizam o Reino de Marrocos pela saúde e a vida destes presos políticos.
Abdallahi Abbahah está numa cela de isolamento desde o início de sua greve de fome e El Bachir Khadda está sozinho numa cela na enfermaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário