quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Conselho de Segurança prorroga por seis meses o mandato da MINURSO



Nações Unidas, 31 Outubro 2018 (SPS) - O Conselho de Segurança da ONU prorrogou hoje por seis meses o mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (Minurso), apresentado pelos Estados Unidos, a fim de continuar a pressionar as partes a negociar diretamente e sem condições para encontrar uma solução para o conflito.
Com doze votos a favor e três abstenções, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma proposta dos EUA, que foi discutida até ao último momento, já que países como a França preferiam um mandato de um ano.
Em abril passado, os EUA também apresentaram um pedido para que o mandato fosse renovado por apenas seis meses, a fim de pressionar Marrocos e a Frente Polisario a se sentarem à mesa de negociação depois de anos de bloqueio.
Para Washington, essa abordagem foi bem-sucedida e facilitou que as duas partes concordassem em se reunir em dezembro próximo, em Genebra, numa reunião organizada pelo mediador da ONU, Horst Köhler.
O embaixador adjunto dos EUA junto da ONU, Jonathan Cohen, disse hoje que o seu país está satisfeito com estes prohressos, mas considera que eles são apenas um começo.
"O processo político está apenas começando", disse Cohen após a votação, argumentando que a prorrogação de seis meses permitirá ao Conselho de Segurança acompanhar de perto a questão e deixar clara a "determinação de acelerar" as discussões para resolver o conflito.
A Frente Polisario, por seu lado, era favorável a um mandato ainda mais curto para que o Conselho de Segurança continuasse pressionando Marrocos a negociar, disse à imprensa Mohamed Sidi Omar, representante da Frente Polisario na ONU.



Sem comentários:

Enviar um comentário