terça-feira, 22 de janeiro de 2019

República Saharaui participa em Bruxelas na reunião de ministros de Assuntos Exteriores da União Africana e União Europeia



Poucos dias depois da aprovação pela UE e do Parlamento Europeu da revisão do acordo de associação entre a União Europeia e o reino de Marrocos, que estende o entendimento à exploração dos recursos naturais do Sahara Ocidental ocupado, presume-se que o debate tenha sido aceso…!

Uma delegação saharaui, encabeçada por Mohamed Salem Ould Salek, membro do Secretariado Nacional da F. Polisario e ministro de Negócios Estrangeiros Saharaui, participou na reunião de ministros de Assuntos Exteriores da União Africana e da União Europeia, que se realizou em Bruxelas de 21 a 22 de janeiro.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE discutiram com os seus homólogos africanos a cooperação UE-UA em áreas políticas tais como: paz, segurança e governação, e em áreas económicas como: comércio, investimento e integração económica, bem como o reforço da cooperação entre os países para manter a paz e a estabilidade.

A delegação saharaui em Bruxelas

A delegação saharaui era composta pelo ministro delegado para a Europa, Mohamed Sidati, o Conselheiro do Ministério de Relações Exteriores Mohamed Yeslem Beissat, o embaixador e representante permanente junto da União Africana, Lamine Baali, e membros da Representação da Frente Polisario na Europa e Bélgica Aba Ma Elainin e Basiri Mulay Hassan.

À margem da reunião, a delegação saharaui manteve várias reuniões com as delegações participantes. Segundo várias fontes diplomáticas ouvidas pelo El Confidencial Saharaui, Marrocos, cuja delegação era liderada pelo ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação Internacional, encarregado da Cooperação Africana, Mohcine Jazouli, tentou convencer as instituições europeias a retirar a placa da RASD dos trabalhos da reunião ministerial e a mudá-la por outra que diria apenas "Sahara Ocidental", tendo procurado, além disso, reunir sem êxito alguns Estados membros das organizações continentais para as suas teses. Tal como o haviam tentado a quando da reunião ministerial da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (Ticad), realizada na capital nipónicas a 6 e 7 de outubro de 2018, o que levaria ao abandono da delegação marroquina dado que as suas manobras não surtiram efeito.

A delegação saharaui participou, esta segunda-feira, no jantar oficial em honra dos ministros de Relações Exteriores de ambas as organizações que contou com a presença da Alta Representante da União Europeia (UE) para os Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini e do ministro de Relações Exteriores do Ruanda, Richard Sezibera.

Sem comentários:

Enviar um comentário