quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O cancelamento do concerto da cantora saharaui Aziza Brahim em Paris por pressões de Marrocos



Paris, 7 de fevereiro de 2019 (SPS)- A Associação de Amigos da República Saharaui em França expressou a sua condenação e repúdio pela decisão da administração do Instituto do Mundo Árabe de cancelar o concerto da cantora saharaui Aziza Brahim em Paris, por pressões de Marrocos.
A cantora saharaui perante semelhante veto injustificável e ante a infundada propaganda, divulgou um comunicado que aqui publicamos:

Comunicado da cantora saharaui Aziza Brahim, 6 de fevereiro de 2019

Queridos seguidores, habitantes de Paris, cidadãos do mundo,

O meu concerto de 10 de março no encerramento do Festival Arabofolies do Instituto do Mundo Árabe (IMA) de Paris foi cancelado por razões totalmente alheiras à minha vontade.
Este evento foi anulado devido a pressões do Reino de Marrocos através da sua embaixada em França. Para justificar este desagradável acontecimento, a embaixada também empreendeu uma campanha de propaganda contra a minha pessoa que me vejo obrigada a desmentir publicamente.
Infelizmente, esta não é a primeira vez que esse tipo de pressão política impede os meus espectáculos. Lembro-me de muitos casos em que a controvérsia nem sequer foi publicada. Pelo menos, desta vez, a censura sofrida pelos saharauis sai à luz do dia por aqueles que violam os nossos direitos, mesmo fora do nosso território.
Todos aqueles que tenham escutado as minhas canções sabem que eu subscrevo um firme compromisso com a paz. Existem poderes políticos que não respeitam os direitos humanos fundamentais, neste caso a liberdade de expressão. Quando a cultura incomoda a política, é porque políticas injustas estão sendo praticadas. Somente conhecendo e respeitando o outro podemos trabalhar por um mundo pacífico.
Lamento não poder oferecer o meu concerto em Paris nesta ocasião, embora espero poder vir a fazê-lo dentro em breve.
Igualdade e liberdade de expressão para todos!
Aziza Brahim

Sem comentários:

Enviar um comentário