segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O ex-enviado pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, visita os acampamentos de refugiados saharauis




Lehbib Abdelhay/ECS – Uma delegação norte-americana encabeçada pelo ex-Enviado Pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Occidental, Christopher Ross, realiza uma visita aos acampamentos de refugiados saharauis a partir de amanhã, 29 de Outubro, segundo fonte oficial consultada pela publicação online ECSaharaui.

O ex-Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o conflito do Sahara Ocidental, visita discretamente a zona, dois anos depois de ter renunciado ao cargo. O ex-representante do SG da ONU é acompanhado por uma importante delegação da Universidade de Princeton de Nova Jersey (EUA) composta por sete professores.
A delegação reunirá com as autoridades saharauis e poderá verificar em primeira mão a situação dos refugiados saharauis deslocados desde 1975 no deserto da Argélia, em resultado da invasão militar marroquina da antiga colónia espanhola.
De acordo com o programa da delegação norte-americana, à qual a ECSaharaui teve acesso exclusivo, esta reunirá com o Secretário-Geral da Frente Polisario e o presidente da RASD, Brahim Gali. Reunirá também com o ministro da Defesa, o governador de Bojador e parte da sociedade civil saharaui.
Por outro lado, Ross com esta visita não anunciada, pretende desenvolver a sua estreita relação com o povo saharaui, cuja luta pela autodetermina acomapnha há longos anos. Ross foi um alto funcionário do Departamento de Estado em Washington e foi também embaixador na Síria e na Argélia antes de ser nomeado pelo ex-SG da ONU, Ban-Ki Moon, seu representante para o Sahara Ocidental .



Sem comentários:

Enviar um comentário