terça-feira, 26 de janeiro de 2021

E-book gratuito: “Sahara Occidental: Del abandono colonial a la construcción de un estado”

 


Clique na imagem e faça o download

Editado recentemente pela editora Pregunta, com o patrocínio dp Observatorio Aragones para el Sahara Occidental, o livro “Sahara Occidental: Del abandono colonial a la construcción de un estado”, é um útil documento para compreender a génese e desenvolvimento deste conflito que se prolonga há mais de quatro décadas.

O livro reúne a contribuição de vários especialistas que escrevem e analisam o tema a partir de diferentes perspectivas. O livro, gratuito — basta fazer o ‘download’ e lê-lo —, é escrito em memória e homenagem dos Presos Políticos Saharauis e do militante e diplomata Ahmed Boujari, representante da Frente Polisario nas Nações Unidas durante muitos anos e que faleceu a 3 de Abril de 2018. Boujari que dizia uma frase que ganha toda a atualidade nos momentos que vivemos: “Aquellos que crean que los saharauis van a ser víctimas del paso del tiempo no conocen la naturaleza del desierto. Podemos morir, otros continuarán”.

 

Quem são os autores

 

Bahia Mahmud Awah

Escritor, antropólogo, poeta, natural do Sahara Ocidental. Autor de diversas obras e ensaios académicos; Professor Honorário da Universidade Autónoma de Madrid e membro do Centro de Estudos Afro-Hispânicos, CEAH, da UNED.

 

Ana Camacho

Jornalista e investigadora especialista em conflitos na África, grande conhecedora da Guiné Equatorial e do Sahara Ocidental. Trabalhou em diversos jornais nacionais - nomeadamente no “El País”, onde cobriu a região do Norte de África durantes anos — e atualmente colabora em diversas meios digitais e rádios. Autora do blog www.enarenasmovedizas.com.

 

Carmelo Faleh Pérez

Professor de Direito Internacional Público no Departamento de Ciências Jurídicas Básicas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Assessor jurídico da Associação Espanhola de Direito Internacional dos Direitos Humanos (AEDIDH). Tem atuado como litigante e / ou coautor de relatórios e amicus curiae perante alguns organismos nacionais e internacionais (procedimentos convencionais e extra-convencionais das Nações Unidas, Comissão Interamericana de Direitos Humanos) para a proteção dos direitos humanos.

 

Javier A. González Vega

Professor Catedrático de Direito Internacional Público e Relações Internacionais na Universidade de Oviedo. É presidente do Observatório Asturiano dos Direitos Humanos para o Sahara Ocidental (OAPSO). Entre 2009 e 2012 foi Conselheiro na Representação Permanente da Espanha junto da União Europeia.

 

Pablo Jiménez

Advogado da Associação das Advogadas e Advogados de Saragoça, membro da Coordenadora para a Prevenção e Denuncia da Tortura (CPDT), membro da equipa jurídica que lidera a acção penal por crimes contra a humanidade cometidos durante o regime de Franco em Saragoça, membro do Serviço de Orientação Penitenciária da Ordem dos Advogados de Saragoça.

 

Pepe Revert Calabuig

Advogado, integra a Associação Internacional de Juristas pelo Sahara Ocidental (IAJUWS). Mestre em Direitos Humanos, Democracia e Globalização. Frequenta regularmente, como observador internacional, em nome da Conselho Geral dos Advogados Espanhóis, em julgamentos de saharauis, tanto em Marrocos como no Sahara Ocidental. Participou na IV Comissão de Descolonização das Nações Unidas e denunciou a violação dos direitos humanos no Sahara Ocidental na sede das Nações Unidas em Genebra.

 

Ana Sebastián

Advogadoa e membro do Observatório Aragonês do Sahara Ocidental. Também membro da Associação Livre de Advogadas e Advogados de Saragoça, tendo recentemente participado no grupo jurídico que preparou a ação criminal por genocídio e crimes contra a humanidade cometidos durante o regime de Franco em Saragoça

 

Leonardo Urrutia Segura

Escritor, jornalista e editor. É autor do livro “Sahara, dez anos de guerra”, publicado em 1983. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Catalã de Solidariedade com o Povo Saharaui (ACAPS) no início dos anos oitenta. Durante esses anos, passou várias semanas vivendo com os combatentes saharauis para documentar-se, conseguindo viajar com eles pela maior parte do território do Sahara Ocidental.

 

Carlos Villán Durán

Professor de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Co-diretor do Mestrado em Proteção Internacional dos Direitos Humanos da Universidade de Alcalá. Presidente da Associação Espanhola de Direito Internacional dos Direitos Humanos (AEDIDH). Ex-membro do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Genebra)



Sem comentários:

Enviar um comentário