terça-feira, 26 de janeiro de 2021

O SAHARA OCIDENTAL NÃO ESTÁ À VENDA

 

EL SAHARA OCCIDENTAL NO ESTÁ EN VENTA

WESTERN SAHARA IS NOT FOR SALE

 

CAMPANHA INTERNACIONAL DE PROTESTO CONTRA A EXPOLIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO SAHARA OCIDENTAL

 

“O Sahara Ocidental não está à venda” (WSNS - da sigla em inglês), é uma campanha internacional contra o saque dos recursos naturais do Sahara Ocidental. A campanha é promovida por diferentes organizações da sociedade civil saharaui, a partir dos territórios ocupados e desde os campos de refugiados e da diáspora.

A WSNS surge como resultado da conferência internacional "Sahara Rise" (deida uld Yazid) sobre a resistência civil não violenta, realizada nos campos de refugiados saharauis em fevereiro de 2018, com o objetivo de acabar com as operações de empresas estrangeiras e a sua exploração ilegal de recursos naturais no Sahara Ocidental ocupado.

Com esta iniciativa queremos dar voz ao povo saharaui, que se opõe à exploração dos seus recursos naturais, e tornar visível o seu sofrimento nas zonas ocupadas, devido à repressão sistemática, assim como nos campos de refugiados, devido às condições de exílio e refúgio.

Mobilizar a comunidade internacional e as organizações da sociedade civil é fundamental para aumentar a pressão sobre o estado de ocupação marroquino e garantir que a sua campanha expansionista não seja lucrativa (nem económica nem popularmente) e que cesse a sua ocupação ilegal no Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário